quarta-feira, 15 de abril de 2015

Cada um com seu sonho: Porque seu filho pode gostar de Vivaldi e você de Rock n Roll!

Sobre todas as coisas que tenho aprendido sendo mãe e educadora da minha filha, a maior delas é sobre expectativa. Já tinha uma ideia clara sobre isso: "Ela será o que quiser, fará o que quiser e, desde que respeite aos outros e a si mesma, tudo valerá".
O que não estava tão claro assim, é o quanto essa ideia se transformaria numa batalha quase que diária: Desde as comparações de outras mães e seus pequerruchos, as frustrações passadas de gerações em gerações.
A melhor herança que posso deixar para minha filha, é a preservação da sua individualidade. Percebo que, "sair pro mundo", apresenta-la a diversidade das coisas e pessoas, é a melhor maneira de resguardar seus próprios sonhos, seu particular.


Criança aprende com estímulos e exemplos

Não quero, quando canto uma música com minha pequena, deixar inferido que ela será cantora. Ainda que avós, primos, tios, amigos, sejam.

Podemos amar uma musica, um estilo musical, cantar no chuveiro e não gostar nem um pouquinho de cantar em público, não ter pretensão alguma, de ser uma cantor de sucesso.
E afinal, o que é esse tal de sucesso? Já teve a sensação de gostar mais de alguma coisa, antes que ela alcançasse o gosto popular?! Pode ser por causa da impressão de que achamos algo que seja "só nosso"...Pode ser uma ideia intima de que sucesso e bom trabalho nem sempre andam juntos.

Então, estamos fazendo certo quando olhamos para aquela criança lindinha, fazendo "chifre do rock" com as mãos, quando afirmamos que será cantora (igual ao tio/tia e seja lá quem for, pessoa que talvez a criança nem conheça ou tampouco viu cantar)?

É muito importante que os pais criem um ambiente multicultural para a criança. Tirar um bom proveito dessa fase da primeira infância, em que o pequeno assimila tudo muito facilmente e por isso tende a repetir o que vê.

Desenhar porque vê o papai desenhando é lindo e ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, mas isso não significa que seu bebê será uma Tarsila Do Amaral.

Talvez, devamos fazer uma reflexão mais profunda sobre o que temos aprendido a respeito de sonhos. Ouvimos e repetimos durante muito tempo a frase: "sonho que se sonha só, é só um sonho e sonho que se sonha junto é realidade", sem levar em consideração que, na verdade, eu posso sim ter um sonho, e você outro. Pode ser legal nos ajudarmos para alcança-los,e isso é saudável.

Aguce a criticidade do pequeno

Ir a parques, exposições, ouvir hoje música clássica e amanhã, MPB. Conhecer gente nova, sugerir discussões e resoluções diferentes. Expôr, não impôr.
Há boas músicas e diferentes gêneros musicais....muitos artistas e diferentes técnicas... Balet Clássico, moderno... vários partidos políticos e muitos pensadores, diferentes técnicas de desenho... Melhor que criar um filho que gosta do mesmo que você, é criar alguém que sabe pontuar porque gosta do que gosta.

As vezes, a gente precisa se contentar com a tarefa singela de ajudar nossos pequenos príncipes e princesas a costurar a rede com que vão pegar o cometa e descobrir novos mundos, seus próprios.

..........
Como de costume, compartilho algumas coisas com vocês: o site: http://www.coolparents.com.br/
com assuntos distribuídos em forma de link, Histórias e dicas deste universo que fazem parte do cotidiano dos pais.

E este vídeo que achei em minhas pesquisas pela net https://www.catarse.me/pt/depoisdeontem
Depois de ontem é uma poesia teatrada que fala do envolto de quantos sentimentos cabem numa relação entre mãe e filho. Você pode ainda adicionar projetos ou ser apoiador.


Abçs e bons sonhos crianças,

Josi Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário