quinta-feira, 3 de março de 2011

Pecus

“O homem descobriu o carro, descobriu o avião, descobriu o foguete e, finalmente, ele descobriu o mais fantástico meio de locomoção que é o pé”.
Ele provavelmente não tem dado devido valor  a sua grande descoberta.  Com a maior parte da população vivendo em grandes centros urbanos, o simples ato de andar está sendo extinto de sua realidade. Normalmente a lembrança que temos de faze-lo está vinculada aquela cidade do interior que nossos avós nasceram e cresceram, e que visitamos vez ou outra em algum feriado.
É importante a redescoberta do andar. Quando andamos, entramos em comunhão com nossos sentimentos, com nossos desejos e com o mundo a nossa volta. No primeiro momento, ir a pé até a padaria, será como escovar os dentes com a mão que menos usamos.  Depois de algum tempo, não faze-lo será estranho. Um antigo professor meu, dizia que se as pessoas ouvissem mais Chico Buarque, o mundo seria um lugar melhor. Eu diria que seria interessante ouvir Chico Buarque no MP3 enquanto caminhamos.
Veja que, a palavra pecado vem de “pecus” que significa pé defeituoso, incapaz de percorrer um caminho. Não é difícil imaginar o porquê de expressões como “manter-se no caminho correto’ ou “cuidado com o caminho que irá escolher”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário